A escritora e poetisa Roseana Murray, de 73 anos, foi atacada por três cachorros da raça pitbull na manhã desta sexta-feira, em Saquarema, na Região dos Lagos, quando fazia uma caminhada. Ela foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada para o Centro de Trauma do Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo, com ajuda de um helicóptero da corporação. A vítima, segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde (SES), segue grave, porém estável. Ela perdeu um braço e uma orelha e está no centro cirúrgico. O caso foi registrado na 124ª DP (Saquarema), que investiga os crimes de maus-tratos a animais, lesão corporal culposa e omissão na cautela de animais.


Gritava por socorro'

Sandra Noleto, de 61 anos, vizinha de Roseane conta o desespero ao acordar com os gritos da escritora: 

— Acordei com os gritos, a caseira daqui disse que era a vizinha. Quando corri, vi que era a Roseane. Um vizinho tentava jogar o carro na direção dos cachorros, porque ela gritava por socorro — relembra.

Segundo Sandra, era uma rotina de Roseana caminhar pela rua — uma avenida, na orla saquaremense — logo pela manhã, sempre por volta das 6h. Ela conta que o ataque aconteceu às 5h55. Os animais são criados em uma casa na mesma rua, mas Sandra não sabe dizer de onde vieram, nem quem é o dono. 

— Vivem numa casa, da qual acho que o homem não é o proprietário. Não sabemos com que finalidade são criados os animais. Mas eles pareciam estar com fome, chegaram a comer um pedaço do braço dela — lamenta Sandra, que conclui:

— Esse não foi o primeiro ataque. Foi o primeiro dessa proporção. Mas o problema não é com os pitbulls, mas com a criação desses animais. 

À polícia, o dono dos cachorros nega qualquer outro ataque e afirma que o contra Roseana foi o primeiro a acontecer.

O Quartel de Saquarema foi acionado às 6h13 para atender a ocorrência na Avenida Ministro Salgado Filho, segundo o Corpo de Bombeiros. O quadro da escritora foi classificado como vermelho, que significa ser grave.


Às 8h34, quando deu entrada na unidade de saúde, a escritora foi avaliada por um neurocirurgião, cirurgião geral, ortopedista e um cirurgião bucomaxilofacial. Ela foi levada com urgência para o centro cirúrgico.

Segundo o delegado titular da 124ª DP (Saquarema), André Luiz Salvador, foi requisitada a perícia do local. A polícia também está em contato com a Secretaria Municipal dos Direitos dos Animais de Saquarema para arrumar um abrigo para os três cachorros, assim como uma avaliação por um veterinário. Sem mais! 


Fonte: o globo 


Deixe seu Comentário