Por volta das 3h da manhã dessa quinta-feira (25), a ponte (gangway) entre P-62 e UMGR (Unidade Manutenção Guarapari), na Bacia de Campos, se soltou devido às condições do mar. A denúncia chegou ao Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sinpetro-NF) através de vídeos compartilhados pelos trabalhadores. Segundo relatos, momentos antes da ocorrência, um trabalhador ia atravessar a ponte, mas uma luz vermelha acendeu e ele retornou à UMGR, no momento da desconexão aconteceu algum problema e a ponte ficou pendurada. O Sindipetro-NF foi chamado pela Petrobras para uma reunião. No entanto, o sindicato criou uma Comissão para Investigação do Acidente.

Segundo o diretor do NF, Marcelo Nunes, "caso o ocorrido tivesse acontecido no horário de movimento na plataforma, muito homens poderiam ter ido ao mar". Marcelo também alertou que esse acidente vai impactar nos embarques e desembarques dos trabalhadores de P-62, já que os voos acontecem pela UMGR quando uma plataforma está em reforma.

O NF solicita aos trabalhadores da Bacia de Campos que fiquem atentos para situações semelhantes que estão acontecendo devido ao mau tempo. Caso o trabalhador avalie que há risco de vida de passar pela gangway, o ideal é usar o direito de Recusa garantido pela NR-37 e não ultrapassar. Em caso de novas denúncias, a orientação é encaminhar ao sindicato pelo e-mail saude@sindipetronf.org.br sem mais!


Fonte: folha 1

Deixe seu Comentário