O patrulhamento diário da Polícia Militar em todo o estado do Rio de Janeiro ganhou mais um reforço nesse domingo (29), com a chegada de 50 novos carros operacionais. Até o final deste ano, a frota da secretaria de Estado de Polícia Militar receberá, no total, 440 viaturas zero quilômetro, parcialmente blindadas. A renovação da frota é resultado de um investimento de R$ 96 milhões do Governo do Estado. Os novos veículos fazem parte da primeira remessa, de 178 veículos.

- É mais investimento em segurança para nossa população. O combate ao crime, sobretudo às quadrilhas organizadas, de milícias e narcomilicianos, passa, além da asfixia de fontes clandestinas de renda e endurecimento das leis para terroristas, também pela reorganização estrutural física das nossas forças de segurança. Estamos fazendo nossa parte, e reforço que é preciso a união de todos os estados e governo federal nessa luta de combate à criminalidade - afirmou o governador Cláudio Castro.


De acordo com o cronograma estabelecido pelo Governo do Estado junto às montadoras, serão entregues 370 veículos do modelo Duster, da Renault, que serão distribuídos para atender a demandas das unidades operacionais de diferentes regiões. Também foram adquiridas 20 picapes Ford Ranger para o Comando de Polícia Ambiental (CPAm) e 50 SW4, da Toyota, para o grupamento de Rondas Especiais e Controle de Multidões (RECOM).

De acordo com o Estado, o processo para a aquisição das novas viaturas, que se desenvolveu ao longo de 2023, segue as novas diretrizes do setor administrativo da secretaria, voltadas para não interromper o ciclo de reforço e renovação dos recursos materiais da corporação.

- Nossa frota precisa estar em dia para que nossos policiais possam prestar o serviço à sociedade com segurança e condições de trabalho adequadas - reforçou o secretário, coronel Luiz Henrique Marinho Pires, lembrando que a partir do ano passado a blindagem parcial passou a fazer parte da configuração programada para as viaturas da corporação.

O Governo do Estado informou, ainda, que em 2022 foram adquiridas 513 viaturas operacionais parcialmente blindadas e, para o próximo ano, o comando da Corporação já deu início ao processo de aquisição de outros 414 novos veículos. Entre 2022 e 2024, a renovação da frota atingirá a marca de 1.367 viaturas.


Guarda-vidas dos bombeiros também recebem novas moto-aquáticas


Os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro também receberam nesse domingo uma nova remessa de motos-aquáticas para reforço das operações na orla de todo o estado do Rio de Janeiro. Mais 19 veículos desse tipo serão entregues aos militares que necessitam dos equipamentos para garantir a segurança dos banhistas e turistas nas praias fluminenses.

A aquisição faz parte de um montante de mais de R$ 31

milhões em investimentos feitos pelo Governo do Estado, ao longo dos últimos três anos, no Grupamento Marítimo. Sem mais!


Por: Silvana Venâncio 


Fonte: Governo do Estado



Deixe seu Comentário