Devido a morte de uma jovem após extrair o dente siso no interior de São Paulo onde reacendeu a pergunta, há perigo ao extrair o dente siso? Precisa de um protocolo para a extração do dente? O conselho de Odontologia diz que mortes são raras. 

Perguntei ao cirurgião dentista  Dr Márcio Almeida CRO/RJ - 51301. Sobre o assunto.


“No caso da jovem que, infelizmente, veio a óbito foi um quadro infeccioso. Existe um protocolo chamado anamnese em que perguntamos sobre possíveis doenças e problemas de saúde pré existentes, desta forma o profissional fica ciente de todo o quadro de saúde do paciente em questão, em que esse último se responsabiliza pela veracidade dessas informações.

A cirurgia do siso não é uma cirurgia fácil. Podem haver complicações como qualquer cirurgia. O terceiro molar, como também é conhecido, pode nascer de diversas formas, e seu maior problema é a posição de erupção desse dente e sua proximidade com o nervo. O ideal é buscar um profissional especializado ou atualizado em cirurgia oral menor.

Além de um bom profissional é necessário um bom pós cirúrgico principalmente do paciente, respeitando o que foi receitado pelo profissional. As pessoas as vezes se esquecem ou nem sabem, mas dente também é órgão." Concluiu. Sem mais!

por: Silvana Venâncio 

Deixe seu Comentário