O Estado do Rio de Janeiro tem a terceira menor taxa de ocupação das pessoas com deficiências no Brasil, segundo dados da "Pnad Contínua - Pessoas com Deficiência". A pesquisa foi divulgada nesta sexta-feira (7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Uma reportagem do G1, com base nos dados divulgados, mostra que, no terceiro trimestre do ano passado, apenas 22,6% das pessoas com deficiência no RJ estavam no mercado de trabalho. Enquanto isso, o nível de ocupação das pessoas sem deficiência era de 56,4%.O Estado fica atrás apenas de Pernambuco (21,9%) e Alagoas (21,5%).

A média nacional era de 26,6%.

Salários mais baixos

O levantamento do IBGE não é só sobre vagas. Também é sobre salário. A Pnad mostra que, no RJ, o rendimento médio mensal é de R$ 2.102 para pessoas com deficiência e de R$ 3.227 para pessoas sem - uma diferença de 53%.

A pesquisa trouxe também outras informações. A proporção de pessoas de 2 anos ou mais de idade com deficiência no estado é de 8,1%, quase igual à média do Sudeste, que é de 8,2%. Já a média nacional é de 8,9%. O objetivo da pesquisa é conhecer melhor a população com deficiência e produzir dados que possam servir como base para políticas públicas que ajudem a diminuir as desigualdades. Sem mais!


Por: Silvana Venâncio 


Fonte: g1

Deixe seu Comentário