O ibuprofeno é um anti-inflamatório não esteroidal (AINE), que age contra inflamações leves. Ele também tem efeito analgésico e antitérmico, por isso costuma ser indicado para o tratamento de diferentes tipos de dor, febre e após pequenas cirurgias. Embora ibuprofeno seja o nome do princípio ativo, o ibuprofeno está presente em diferentes medicamentos, como Advil, Alivium, Ibuflex, Buscofem, Novalfem, Doraplax, Lombalgina, entre outros.


Como age o ibuprofeno na inflamação?

Ele funciona bloqueando a produção do seu corpo de certas substâncias naturais que causam inflamação. Esse efeito ajuda a diminuir o inchaço, a dor ou a febre.


Como usar ibuprofeno?

O ibuprofeno é um medicamento eficaz no alívio de sintomas como:


Dor de cabeça;

Dor muscular;

Dor reumatológica;

Dor nas costas;

Dor de dente;

Cólica menstrual;

Febre.

É possível encontrar ibuprofeno em gotas, cápsulas e comprimidos. A diferença entre as apresentações é o tempo de efeito. A forma líquida age mais rapidamente, seguida da em cápsula. E, geral, o ibuprofeno demora de 15 a 30 minutos para agir e seu efeito tem de quatro e seis horas de duração, a depender da causa e da intensidade.


O ibuprofeno faz parte dos medicamentos isentos de prescrição, os MIPs. Portanto, é possível comprá-lo sem receita. Entretanto, a dose recomendada varia de acordo com a faixa etária e o peso e deve ser indicada por um especialista.


Riscos do ibuprofeno

Embora seja considerado o medicamento mais seguro da classe dos AINEs, o uso em excesso ou prolongado do ibuprofeno pode trazer consequências como problemas no coração e nos rins. Além disso, seus efeitos colaterais incluem diarreia, problemas gastrointestinais, ataque cardíaco, insuficiência cardíaca, pressão alta, danos renais, toxicidade hepática, baixos níveis de sódio, náusea, AVC, úlceras e enjoo. Sem mais!


Por: Silvana Venâncio 

Fonte: o globo 



Deixe seu Comentário