A Secretaria de Saúde de Campos informou, no início da noite desta sexta-feira (28) que há um surto de Hepatite C no setor de hemodiálise da Santa Casa de Misericórdia, que precisa ser interrompido, segundo o órgão. A informação foi dada a partir de uma visita técnica da Secretaria Estadual de Saúde (SES), através dos seus setores de Vigilância em Saúde e os mesmos departamentos da SMS, também nesta sexta. Segundo informações do município, nove pacientes de hemodiálise da unidade foram infectados pela Hepatite.

A Secretaria de Saúde diz ainda que foram adotadas as seguintes medidas em conjunto Estado para mitigar os efeitos desse surto:

1 - A interrupção do fluxo de novos pacientes para o serviço de hemodiálise;

2 - Transferência progressiva de todos os pacientes para a rede de assistência de Terapia Renal Substitutiva (TRS);

3 - Iniciar na próxima semana o tratamento medicamentoso dos pacientes com a conversão

sorológica da Hepatite C;

4 - Busca ativa de todos os pacientes submetidos a hemodiálise nos últimos 8 meses para identificação, orientação e tratamento, se necessário.

A transferência dos pacientes infectados ainda não tem data para acontecer. As unidades que receberão essas pessoas também não foram divulgadas. A SES e o município informaram que continuarão monitorando e interferindo na assistência plena aos pacientes. Sem mais!


Por: Silvana Venâncio 

Fonte: folha 1


Deixe seu Comentário