A região Norte Fluminense contabiliza 548 casos de dengue, 1 de zika e 1 de chikungunya, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ). O município com maior número de casos é Campos, que conta com 331 notificações, sendo 1 óbito. O município também possui uma notificação por chikungunya, segundo a SES-RJ. Já a segunda cidade com mais casos de dengue na região é Quissamã, que soma

147 notificações, segundo a SES-RJ. Já o único caso de zika na região foi notificado em Macaé, que também soma 39 notificações de dengue. No Noroeste Fluminense, foram notificados 417 casos de dengue e 91 de chikungunya, neste ano.

Em relação às internações por dengue, o Norte Fluminense soma 21 pacientes, sendo 14 em Campos, 3 em São Francisco de Itabapoana, 2 em Quissamã, 1 em Macaé e outro em São João da Barra. 


Ainda de acordo com dados da SES-RJ, os municípios da região com menor número de notificações por casos de dengue são Carapebus (2), São Fidélis (3) e Conceição de

Macabu (4). São João da Barra tem 15 casos e São Francisco de Itabapoana, sete. Não há informações sobre Cardoso Moreira.

No último domingo (19), a campista Vaneska Barcelos

Miranda, de 48 anos, morreu em São João da Barra por suspeita de dengue hemorrágica. Até essa quarta (22), a secretaria de Saúde de Campos ainda aguardava do município de São João da Barra o envio da notificação do óbito.

Já no último dia 3, a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro e a Secretaria de Saúde de Campos confirmaram o primeiro óbito por dengue no município em sete anos. O paciente foi um idoso de 84 anos, morador do distrito de Travessão, que foi a óbito no dia

21 de janeiro.


No Noroeste, Itaperuna tem 229 casos notificados de dengue


Na região Noroeste Fluminense, o município de Itaperuna é o que registra o maior número de notificação de casos de dengue, com 229. Já Porciúncula contabiliza 71 casos. No total, o Noroeste soma 417 casos notificados e 23 internações. O número de notificações por chikungunya também chama a atenção na região, com 91 casos no total, sendo 66 somente em Porciúncula.

Já para zika, não há registros.

Os dados da SES-RJ mostram que o terceiro município com maior número de notificações por dengue é Italva, com 45 casos, seguido de Santo Antônio de Pádua, que tem 29 notificações. Varre-Sai registra 24 casos notificados. São José de Ubá tem 7 casos e Itacara, cinco. Bom Jesus do Itabapoana e Laje do Muriaé tem dois casos, cada. Já Natividade, Miracema e Cambuci registram um caso, cada um. Sem mais!


Por: Silvana Venâncio 


Fonte: folha 1

Deixe seu Comentário