Após as chuvas que atingiram a cidade de Itaperuna nos últimos dias, a Defesa Civil da cidade está monitorando o nível do rio Muriaé, que atingiu a cota de transbordo nesta madrugada e continua subindo. Na manhã desta quarta-feira (25), o nível atual do rio era de 4,34m, índice que chegou a 4,63m na medição das 16h15, sendo que a cota de transbordo é de 4,00m. Choveu a quantidade de 70,2 milímetros na cidade nas últimas 48 horas. De acordo com o órgão, a cheia aconteceu pela chuva na cidade e também em toda a Bacia Hidrográfica do rio Muriaé e do rio Carangola.

A avenida Senador Francisco Sá Tinoco (Beira Rio) foi atingida pelas águas e teve que ser interditada na altura da pista de skate até próximo à academia Real Atlética.

Também houve interdições na rua Maria Viana Sobral, entrada para o bairro Cehab, e na rua Dez de Maio, esquina com Júlio César, em frente ao Centro de Saúde

Dr. Raul Travassos. Em algumas vias do município, a água do rio já está voltando dos bueiros. Há previsão de a rua General Osório, trecho urbano da BR 356, no Centro, ser interditada nesta quinta (26).

Até o momento, como medida de prevenção, 10 famílias do distrito de Retiro do Muriaé, com 28 pessoas, estão sendo levadas a alojamento temporário pelas secretrias de Obras e Assistência Social, Trabalho e Habitação. O alojamento está montado no Colégio Estadual José de Freitas, no próprio distrito. Apenas uma ocorrência foi registrada, no bairro São Francisco, onde uma escada que dá acesso a uma casa caiu. Uma vistoria foi realizada pela Defesa Civil na tarde desta quarta. Não há registro de feridos.

A sede da Defesa Civil, no bairro Aeroporto, volta ao atendimento presencial por 24 horas e continua monitorando as bacias dos rios Muriaé e Carangola, e também a previsão do tempo para as próximas horas, quando existe a probabilidade de mais chuvas e o nível do rio Muriaé subir ainda mais. Sendo assim, a orientação é para que os moradores ribeirinhos fiquem atentos às informações postadas nas redes sociais da Prefeitura de Itaperuna. Em caso de emergência, a

Defesa Civil pode ser acionada pelo WhatsApp 3824-

6334. Também é possível se cadastrar no serviço de alerta SMS pelo número 40199.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, há previsão de mais chuva para a região Noroeste Fluminense. Em Itaperuna, está prevista chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, com ventos intensos de 40 a 60 quilômetros por hora.

Segundo o secretário municipal de Defesa Civil, Aloisio de Freitas Luz, a preocupação aumenta devido ao nível do Rio Muriaé estar subindo rapidamente, como em Laje do Muriaé, onde subiu 20 centímetros em apenas uma hora e há pouca vazão da Bacia do Paraíba do Sul, em que deságua o rio Muriaé. Por conta do cenário atual, o Gabinete de Crise será instalado novamente nesta quinta-feira (26). A Defesa Civil mantém o alerta para que a população ribeirinha fique em alerta. Sem mais!!

 

Por : Silvana Venâncio 

 

Fonte: folha 1

 

 

 

Deixe seu Comentário